Dicas simples e totalmente fundamentais que não podem ser esquecidas… Lembrando que SEO são um conjunto de ações LEGÍVEIS para otimização das informações aos buscadores.
Vamos lá, direto e reto:
- Não coloque somente o nome do produto, acrescente características e informações importantes. Por exemplo: no lugar de “geladeira”, coloque “Geladeira consul branca” ou “Geladeira econômica consul”
- No nome e descrição do produto use palavras semânticas e de uso popular. Use palavras que realmente são buscadas pelo usuário para isso use a ferramenta do google Adword (ferramentas e analise > Ferramenta de palavras-chave).
- Renomeie os arquivos de fotos/imagens antes de envia-las. Coloque nomes semânticos sem espaços e caracteres especiais: Por exemplo: no lugar de “Geladeira consul branca.jpg” coloque “geladeira-consul-branca.jpg”.
- Ao cadastrar foto/imagem, existe um campo “etiqueta”, utilize ela sempre. É como se fosse uma legenda resumida da imagem.
- O magento disponibiliza um item(campo) chamado Chave URL, que é a mesma coisa que URL amigável Use-a com nomes semânticos sem espaços… Por exemplo: produto “Geladeira consul branca” coloque “geladeira-consul-branca”.
- Crie duas descrições distintas do produto, uma para “short description” e outra para “Descrição”(Description), usando o mesmo principio de palavras semânticas.
- Crie descrições de conteúdo personalizado, não copie e cole textos de outros sites ou fabricantes. Faça uma descrição com suas próprias palavras, lembrando que não pode ser curta nem muito longa, aproximadamente 600 caracteres.
- Utilize o “meta information” do magento (menu catalogo>gerenciar produtos>lateral). Os Robos de busca usam as meta tags como ponto de referencia de conteúdo. Use textos semânticos e realmente relacionadas ao produto, não tente “ser espertinho” colocando palavras que não tenho relação direta com o produto, você pode acabar caindo na “black list” dos buscadores e será negativado. JOGUE LIMPO!
- No title use até 120 caracteres, em Keywords até 8 palavras e em description até 255 caracteres. Tudo deve ter relação REAL com o produto!
- Prenda a atenção do usuário no seu site, colocando no minimo 4 fotos de alta qualidade pra cada produto ou videos.
- Utilize a opção “produtos relacionados“, e crie até 4 produtos relacionados.
- Ao criar as categorias e sub-categorias, utilize os mesmos princípios usados ao cadastrar os produtos, descritos neste artigo acima.